terça-feira, 13 de agosto de 2013

O PRÉ-MOLDADO E SUA GARANTIA NO MERCADO ATUAL


   
Pré-fabricação na construção civil Segundo VASCONCELLOS (2002), não se pode precisar a data em que começou a pré-moldagem. O próprio nascimento do concreto armado ocorreu com a pré-moldagem de elementos, fora do local de seu uso. Sendo assim, pode-se afirmar que a pré-moldagem começou com a invenção do concreto armado.

O termo pré-fabricação no campo da construção civil possui o seguinte significado: ”fabricação de certo elemento antes do seu posicionamento final na obra” (REVEL, 1973). A norma NBR 9062 Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré-Moldado (ABNT, 1985) define estrutura pré-fabricada como elemento pré-moldado executado industrialmente, mesmo em instalações temporárias em canteiros de obra, ou em instalações permanentes de empresa destinada para este fim que atende aos requisitos mínimos de mão-de-obra qualificada; a matéria-prima dos elementos pré-fabricados deve ser ensaiada e testada quando no recebimento pela empresa e previamente à sua utilização.

Segundo REVEL (1973), a pré-fabricação em seu sentido mais geral se aplica a toda fabricação de elementos de construção civil em indústrias, a partir de matérias primas e semiprodutos cuidadosamente escolhidos e utilizados, sendo em seguida estes elementos transportados à obra onde ocorre a montagem da edificação Conforme ORDONÉZ (1974), foi no período pós Segunda Guerra Mundial, principalmente na Europa, que começou, verdadeiramente, a história da pré-fabricação como “manifestação mais significativa da industrialização na construção”, e que a utilização intensiva do pré-fabricado em concreto deu-se em função da necessidade de se construir em grande escala.

A empresa Walter Torre Jr., em 1993, saiu a campo e importou a tecnologia mundialmente conhecida como “tilt up”. Este sistema possibilitou economia considerável nos custos finais das obras, versatilidade e redução nos prazos de conclusão, além de proporcionar flexibilidade arquitetônica, possibilidade de ampliações, segurança, baixa manutenção e facilidade de implantação em lugares distantes e com pouca infraestrutura.

Atualmente, verifica-se a introdução de diversos elementos pré-moldados nas obras no Estado de São Paulo. É cada vez mais crescente a utilização em edifícios comerciais, residenciais, hotéis, flats e até em edifícios industriais, a diversidade das peças e a facilidade de montagem colaboram para que a produtividade, a segurança e a qualidade sejam as grandes qualidades deste sistema construtivo.

Portanto, os pré-fabricados de concreto tornaram-se fundamentais na construção civil por serem econômicos, já que não há desperdícios na sua execução e montagem. Para se agregar a vantagem da velocidade na construção do edifício, ressalta-se que o processo deve ser cuidadosamente planejado e os intervenientes devidamente identificados. A construção do edifício não está baseada simplesmente na montagem dos elementos na concepção da arquitetura diversificada, mas em uma série de fatores econômicos, logísticos, organizacionais e culturais.

É importante cada vez mais divulgar a potencialidade do uso atual dos pré-fabricados de concreto armado. Eles fornecem diversas oportunidades arquitetônicas e inúmeras outras vantagens, que fazem dos pré-fabricados um sistema construtivo extremamente competitivo e muito utilizado no exterior.

(trabalho completo: http://www.set.eesc.usp.br/1enpppcpm/cd/conteudo/trab_pdf/164.pdf)

CONTATE E SOLICITE SEU ORÇAMENTO!

je.casaspre-rn@hotmail.com
ou 84- 9630-0029
84- 8801-400


2 comentários:

  1. bom dia meu nome e maria de lourdes contratei os vossos servicos e ate agoras não obtive resultado algum assinei o contrato dia 16 de agosto 2013 voces me deram 90 dias para conclucão do servico e ate agora nada por favor pressiso de uma resposta aqui estar o numero do meu celular entre em contato 99825130

    ResponderExcluir
  2. Nada melhor que utilizar um material de construção perfeito para qualquer obra. Não é mesmo?

    ResponderExcluir